Editorial

Dezembro está à Porta

"Foi um ano de grandes mudanças..."

Image

Dezembro está à Porta, com ele o fim de mais um ano, 2017.

Foi um ano de grandes mudanças na Escola – um agradecimento a quem por cá passou e as Boas Vindas a quem chega, com a sua sabedoria, entusiasmo, empenho, determinação, generosidade e disponibilidade para ouvir, com a esperança das mil e uma possibilidades ainda por descobrir, no caminho desta aventura que vos convido a integrar.

“… E como o tempo não pára e não chega para tudo e todos”, não tive oportunidade de dar a atenção que todos e eu própria merecemos: queria deixar uma palavra de apreço pelo excelente trabalho nos Centros Educativos, com a autonomia conquistada, a confiança partilhada, a informação regular, a dinâmica da “Mala Mágica” e dos seus intervenientes actores na formação, na educação de tantos jovens que tanto esperam de nós, com uma fidelidade vivida. A esperança profunda de que é possível… como um estímulo para quem está ao leme e para toda a equipa que navega nestes mares. Com a certeza de que não é só mais um acumular de experiências, mas sim o desenvolvimento de uma sabedoria, que a todos proporciona um melhor entendimento do vai-vem dos mundos à volta.

Tentando estabelecer uma relação entre a Palavra e o Silêncio – de uma forma reparadora das coisas mais simples, na minha condição de quase diletante, com desprendimento, com entrega e com paixão, a todos dedico este excerto do livro de Poemas de Judite Teixeira (Edições &ETC, 1996):

Estranha Dor

Sonho, acordada
com as altas labaredas
dum mundo feito Luz,
e ergo-me embriagada,
procurando desvendar
todo o anseio que o meu olhar traduz.

Olho os cravos garridos
estridulando em cor…
E escuto a dor do meu (assumido) destino,
Cada vez mais candente, mais vivida, maior!

A dor dos incompreendidos…
- Estranha dor!
(de tão longa caminhada…??
que juntos transformamos
no prazer de ver a obra nascer…
Como que um arco-íris.)

Que mais esta festividade nos ilumine e nos presenteie com o que cada um mais deseja.


BEM HAJAM!

Teresa Ricou





  • Image

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!