Tenda

O grande espaço dos espectáculos no Chapitô!

Tal como no circo, a Tenda é o espaço central da programação cultural do Chapitô. Neste espaço ícone, realizam-se ao longo do ano diferentes actividades artísticas que, invariavelmente, focam as temáticas das artes performativas e circenses.

Além dos espectáculos da própria Companhia do Chapitô, a tenda recebe espectáculos de outras companhias ou grupos de teatro, circo e dança; criadores e autores “a solo”; e sessões de música ao vivo com bandas ou DJs. Na programação há ainda espaço para homenagens a figuras do meio artístico no âmbito de festas como o Dia Mundial do Teatro, o 25 de Abril e outros; iniciativas como o “Ciclo de Mulheres Palhaças” e, periodicamente, cursos de formação em áreas específicas do circo. Sendo que o Chapitô promove com frequência Residências Artísticas de artistas internacionais, é tradição que estes apresentem, como resultado desta iniciativa, os seus espectáculos, integrando igualmente desta forma a programação da tenda.

Importa referir que a tenda é, desde a sua origem, espaço de cruzamento de públicos e artistas originários das mais variadas culturas, gerações e estatutos socio-económicos, procurando o Chapitô ser sempre uma casa aberta a todos e a todas as dimensões da arte. É ainda na tenda que os alunos da EPAOE apresentam os seus espectáculos enquanto finalistas desta Escola (Provas de Aptidão Profissional) e, muitas vezes, são convidados já como artistas recém-formados a integrarem a programação mensal da casa.

Consulte aqui a Programação Cultural mensal da Tenda do Chapitô.