Residências Artísticas

Aliar a criatividade artística à formação de alunos

Image

O Chapitô é uma Casa aberta à troca de experiências e conhecimentos entre artistas das mais variadas artes. Assim, é dinamizada anualmente uma série de Residências Artísticas destinadas a artistas nacionais e internacionais, incentivando-se a criação e a produção artística. O Chapitô abre as portas a artistas de todo o mundo para lhes dar a conhecer as dinâmicas de um espaço e de uma cidade que promove constantemente a criação e a imaginação.

O formato de Residência Artística no Chapitô desdobra-se ainda em outras duas dinâmicas. Por um lado, há uma forte componente formativa e pedagógica, onde os profissionais em residência dão workshops e masterclasses aos alunos da EPAOE, fomentando-se a exploração de novas metodologias e processos criativos.

Por outro, promove-se o aprofundamento do trabalho artístico autoral, através de uma investigação prática e teórica desenvolvida no Chapitô. Incentiva-se que os artistas residentes desenvolvam um espectáculo que possa integrar a programação do Chapitô, apresentado normalmente na Tenda, e que permite gerar impacto junto de um público-alvo mais vasto.

Já estiveram em Residência Artística no Chapitô artistas de todos os cantos do globo nos mais variados formatos: a solo, em duplas, colectivos e companhias, da França à Noruega.

Image
Image

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!