Agenda Julho 2019

Editorial

CHAPITÔ, A NOSSA CASA COMUM

A “pegada ecológica”, a sustentabilidade ambiental, os modelos de desenvolvimento e a nossa relação com o planeta, a nossa casa comum, são preocupações actuais a reivindicarem novos comportamentos e novas formas de pensar, de sentir e de agir.

Do declínio das florestas ao perigo que os plásticos representam para todas as formas de vida, há uma miríade de malefícios que assolam a Terra e todas as espécies que nela habitam e nela participam.

A mudança fundamental é ao nível das consciências. Esse será o barómetro para a grande mudança que se exige.

Assim como a inspiração é o momento nuclear para respirarmos bem, Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Respigar, são práticas inspiradoras que conduzem a uma “Boa Respiração”, mantendo uma relação amiga e fecunda com o planeta e com toda a vida.

Instados por este pulsar intenso para que a causa ambiental nos convoca, e como contraponto ao caos emergente, as Provas de Aptidão Profissional (PAP’s) da nossa Escola de Circo, a decorrerem neste mês de Julho, marcam o tempo da criação, necessariamente turbulento, mas pacífico nos processos e transformador nos resultados.

Depois de três anos juntos, mais de 1.000 dias de convívio intenso, algumas preocupações, muitos encontros, amizades que se construíram, protagonismos vividos, opções tomadas, grandes alegrias… chegamos a um fim que é prenúncio de outros começos.

Desejo profundamente que estas alunas e estes alunos, agora em fim de curso, aqui tenham encontrado um caminho de realização e que se sintam preparados para entrarem num novo ciclo de vida.

As artes e os ofícios do espectáculo são instrumentos poderosos para contribuírem, de forma positiva, para a mudança do mundo – melhorando sempre a qualidade da democracia e a credibilidade da cultura. Onde quer que cada um se cumpra, qualquer que seja o seu trajecto de vida, que leve consigo este gérmen de justiça social e de equidade que caracteriza o projecto Chapitô.


Caras Amigas e Caros Amigos, foram 1095 dias de grande entrega. Fico a haver mais e melhores momentos de proximidade convosco, mas a administração leva-me esse tempo que gostaria ter sido mais partilhado e convivido. Continuarei por aqui até que “a voz me doa”, na esperança de que nunca nos falte a possibilidade de nos mantermos próximos.

Todos juntos transformaremos o caos em qualidade de vida para todos.

Teresa Ricou

Para visualizar a agenda impressa pode fazer o download do PDF

Este mês cá por casa

Arquivo de Agendas

Setembro 2019
Agosto 2019
Junho 2019
Maio 2019
Abril 2019
Março 2019
Fevereiro 2019
Dezembro 2018
Novembro 2018
Outubro 2018
Setembro 2018
Agosto 2018
Julho 2018
Junho 2018
Maio 2018
Abril 2018
Março 2018
Fevereiro 2018
Janeiro 2018