A História da EPAOE

Assim começou a primeira escola de circo em Portugal...

A Escola do Chapitô nasceu oficial e formalmente em 1991. Mas a Escola começou com os convites que Teresa Ricou foi fazendo a artistas de circo de nível internacional, e a alguns artistas oriundos de circos portugueses. Constituiu um grupo de trabalho e foi dando forma a um plano de formação e a uma prática de treino junto dos primeiros candidatos à Escola.

Em paralelo continuaram as actuações da Tété, em Portugal e por toda a Europa, alertando, estimulando e divulgando esta arte de fazer rir dentro do mundo do espectáculo de circo. A participação da Tété em festivais internacionais pela Europa e em conferências sob o tema “artes circenses, educação, cultura e inclusão social” contribuiu decisivamente para se afirmar um modelo escolar que tem dado provas.

A Escola de Circo do Chapitô tem formado e colocado no mercado de trabalho centenas de jovens artistas nas áreas das artes e ofícios do espectáculo, razão pela qual existem hoje, no panorama artístico português, espectáculos de índole circense.