Editorial
Meus Caros, Minhas Caras,
Colaboradores, Alunos, Professores:
Agosto é mês quente onde todos ambicionamos uma lufada de ar fresco…!!!
Agosto é o mês que acolhe o final de um ano lectivo, com as Provas de Aptidão Profissional em cena na Tenda Mariano Franco do Chapitô, proporcionando o início de uma carreira artística aos finalistas das artes e ofícios do espectáculo da Escola de Circo: “PAP’inha”; “Lembra-me”; “Reflexo”; “Ortus”… de mala na mão à conquista de novos caminhos, cheios de Força para enfrentarem os grandes desafios.
A PAP convidada para estar na Tenda do Chapitô em Agosto é… ORTUS!
Foram mais de 1000 dias de tantas histórias, muita resiliência e a confiança de que éramos capazes. Assim chegámos ao fim de um ciclo de vida, prenúncio de outros começos. Parabéns a todos, aproveitem a silly season, e não se esqueçam que a grande virtude está na arte de nos espantarmos.
Agosto é tempo de parar, descansar, pensar, recarregar baterias para mais 1000 dias que se avizinham, cheios de alegria e com razão profunda de vida. Agosto no Chapitô é, por isso, e também, o mês da preparação e da arrumação e tempo propício à planificação do próximo Outubro – início de temporada, com todo o apoio dos responsáveis pelas Instalações e Oficina.
A Casa Chapitô continua imparável fazendo esquecer um ano pesado de um viver burocrático bastante enfadonho.
São os Centros Educativos, uma arte de paciência, a alegria de uma cada vez melhor programação de verão, a responsabilidade do nosso compromisso social.
A Acção Social sempre atenta, com óptimas programações culturais em cada fim de semana, a preparar as férias e as ocupações de verão, proporcionando um dinheiro de bolso para cada jovem.
A Companhia prepara o novo espectáculo.
Os Fins de Tarde esperam ansiosamente pelo retorno do Tirapicos para subirem às alturas; com a Capoeira gingarem ao som do berimbau, na companhia do Mário; os mais pequenos com a Joana vão brincar ao Circo; os meninos do CAAPI em férias com os pais; a Trupe Sénior sempre a crescer cada vez mais sábios, cheios de sucesso com as suas performances, comprometidos não só com alegria mas também com prazer de viver. Pela madrugada continuamos na companhia dos Diplomatas do Samba, sob a mestria do Tércio e Equipa Bartô.
Chapitô à Mesa e a Esplanada sempre prontos para receber o tão diversificado público, que escolhe o Chapitô também pela sua qualidade de programação – com o acolhimento personalizado do Paulo César e João Albuquerque e toda a equipa de apoio na rectaguarda.
Por último, e como base de suporte de todo o Projecto, todas e todos os colaboradores na área da Administração e Gestão de toda a Casa em total consonância com o Gabinete de Apoio à Direcção.
Se pensarmos bem a maior parte do tempo, há sempre mais qualquer coisa… ou seja, uma constante e consciente responsabilidade transformante. Quantas vezes Feliz por reconhecer, aceitar a fragilidade, e não desistir. Proporcionar testemunhos, alimentar memórias, partilhar experiências.
Este foi o Furacão 2019, acreditando sempre numa mudança.
Teresa Ricou