Editorial
O desenvolvimento e o crescimento da arte do Circo nos nossos dias, cada vez mais responde com qualidade às imensas e fecundas oportunidades nas áreas da animação cultural e da intervenção artística empenhada com a inclusão social.
Atento e participante nesse movimento de renovação das artes circenses, o Chapitô, sustentado na multiplicidade, transversalidade e implicação da sua acção, tem uma responsabilidade que não deixa por mãos alheias e que assume com rigor e ousadia – o sentido e o corpus dramatúrgico que vimos imprimindo às artes do circo, é fonte de criatividade que empodera técnica e artisticamente os jovens formandos, abrindo portas para, com todo o virtuosismo, experimentarem o “espectáculo em construção”.
“Cercos e Circo” celebra o Carnaval 2019, este ano a 2 de Março, sábado – será a invasão da Clownerie Chapitô no Castelo de S. Jorge.
Venha participar no Carnaval Chapitô!
Com convicção!
A mesma convicção com que criamos e trabalhamos todos os dias, reinventando o ânimo ou o cenário, como um acto de inteligência, ao serviço de um outro circo, de uma outra sociedade.
27 de Março, Dia Mundial do Teatro!
No Chapitô celebramos todos os anos esta data, como manifestação de cultura, como inspiração para esta aventura que é criar, todos os dias, o espectáculo.
Tal qual uma cornucópia cheia de flores silvestres, disponíveis para serem colhidas, mas em que a arte e os verdadeiros artistas se reconhecem na qualidade da recolha, assim, só emergem da mediocridade os resilientes, os que fazem desabrochar a semente, na surpresa, no inesperado, no inaudito, na magia… este é o verdadeiro Fruto, pronto para ser saboreado por todos os que apreciam.
Juntemo-nos a 27 de Março para saudar o mundo e afirmar que o mundo está nas nossas mãos – vamos, com o Teatro e as Artes, defender os direitos de cidadania e afirmar a Declaração dos Direitos Humanos.
Este ano teremos entre nós, para ler a mensagem do Dia Mundial do Teatro, a actriz Maria João Luís, uma Grande Mulher, uma ainda maior Actriz, uma Amiga.
Teresa Ricou