Agenda Novembro 2019

Editorial

Novembro Inspirador

“Novembro, semear;

Novembro pelos Santos,

Neve nos campos”

In Borda-d’água, reportório útil a toda a gente

Novembro é a abertura oficial da temporada artística.


a chegada dos “guerreiros-artistas”, Chapitô’s-de-tempo-inteiro, vindos de várias origens – Algarve, Porto Santo, locais de Estágio, até das Famílias – a chegarem à Casa Mãe, a arrumarem as malas cheias de vivências, a repousarem quanto baste e a começarem tão logo a preparar as animações de Natal ou já as do próximo Verão.


Esse trânsito, feito de serena inquietação, é sempre atravessado pelo pensamento da sustentabilidade do projeto – temos de garantir a nossa economia social, condição de autonomia e inovação.


E porque o Chapitô se escreve e se dá a ler de muitas formas, tudo converge para o mesmo fim: a nossa Escola de Circo, o trabalho persistente nos Centros Educativos, a inocência luminosa dos pequenitos do Centro de Acolhimento e Animação Infantil, a Trupe Sénior, a excelência da programação na Tenda… temos há muito adquirido que é esta diversidade complementar, a exigir forte planificação e regulação, que dá sentido, modernidade e significância social ao que fazemos há 40 anos aqui no Chapitô.


Preparamo-nos para o Inverno. É tempo de prevenção. Assim como sugiro, para fortalecer o corpo e a garganta, tomar Acerola e Própolis, aconselho estudo, rigor e disciplina para convocar a criação. A vida de artista é “non-stop”, em que a intermitência é apenas o tempo do recobro para logo ir mais longe e mais intensamente, pois “the show must go on”… um guerreiro e uma guerreira têm que estar prevenidos para acolher todo o público que nos visita agora e em todos os futuros.


Para terminar, diz ainda o fecundo e inspirador Borda-d’água, no oráculo para Novembro:


“As mulheres nascidas em Novembro têm um carácter franco e irrequieto, vivas e impressionáveis, arrebatadas, independentes. Amam o trabalho, são ativas, sabem mandar, mas pouco presumidas. Os homens têm espírito ativo, entusiasta. São dotados de um temperamento vigoroso e gostam de exercício físico. Muito expansivos. São trabalhadores tenazes, empreendedores e prudentes.”


Última recomendação do Borda-d’água para a agricultura:


“Os pomares devem ser estercados no crescente e podados no minguante. Protecção das geadas. Podar as roseiras e plantar bolbos de flores.”


Como é inspiradora esta sabedoria milenar que nos liga à Terra e ao Cosmos!


A todos recomendo, nesta proximidade do Inverno, muita reflexão e criação, muita labuta com muito prazer, verdadeiros pilares do que é Viver.


Abraço do tamanho do Universo.

Teresa Ricou

Para visualizar a agenda impressa pode fazer o download do PDF

Este mês cá por casa

Arquivo de Agendas

Outubro 2019
Setembro 2019
Agosto 2019
Julho 2019
Junho 2019
Maio 2019
Abril 2019
Março 2019
Fevereiro 2019
Dezembro 2018
Novembro 2018
Outubro 2018
Setembro 2018
Agosto 2018
Julho 2018
Junho 2018
Maio 2018
Abril 2018
Março 2018
Fevereiro 2018
Janeiro 2018