Agenda Outubro 2019

Editorial

Novo Ano, Desafios Novos

Sem parar!… ainda sentindo o eco do final do ano lectivo, mas com energia para chegar até Dezembro de 2019.
Comemoramos em Outubro o início da temporada Chapitô.


Dia 2
, quarta-feira, a Escola dá mais um salto e toda a comunidade Chapitô a acompanha. É um ritual para concertar visões e acolher os novos professores, os novos alunos, os novos colaboradores e, nessa Festa de toda a Casa, tecer as parcerias que hão-de dar consistência ao tema anual: “Mater – Deambulações no Feminino”.

E tudo o resto que é tanto: a Companhia Chapitô a ensaiar novo espectáculo; o projecto Chapitô nos Centros Educativos em plena actividade; os mais pequeninos do nosso Centro de Acolhimento e Animação para Infância ficaram com mais sol, as árvores voaram…; o Bartô com uma bela programação; O Restaurante Chapitô à Mesa a servir em pleno; a Produção com algumas novidades, sempre para melhor, com muita actividade durante o mês de Agosto, sublinhando justamente as equipas que estão em Porto Santo e no Algarve, nos Hotéis Pestana; na estrutura mais transversal os sempre atentos serviços de Administração e Gestão; e ainda a Contabilidade e a Tesouraria, fundamentais, pois sem eles seria muito difícil a sustentabilidade do Projecto; e a nossa Oficina Faz-tudo não parou e ainda há muito para fazer.

Depois desta elencagem toda, dou por mim a pensar sobre tudo o que de Bom e mais complicado conseguimos ultrapassar, e viver, neste tão complexo e diversificado Projecto. Não foi fácil, mas conseguimos, assim o espero, um upgrade. De uma forma humilde, determinada, corajosa e focada, um muito obrigada a todos.

Os anos passam, tanto para os que ficam, como para os que seguiram outros caminhos. Vamo-nos conhecendo e fazendo comuns – as minhas/nossas convicções fundadas na crença de que é possível um melhor mundo, e que, com determinação, conseguiremos ultrapassar as fragilidades, em direcção aos grandes objectivos da promoção e da inclusão de todos.


Como ser humano sinto cada vez mais a urgência de cooperarmos para dar continuidade aos propósitos que assumimos – cada responsável de sector, em particular, deve incluir a visão do projecto como um todo no planeamento e nas acções.


Acredito que a Obra a todos pertence! Olhemos para ela com empenho, com generosidade… somos talentosos, somos uma equipa de elite, os melhores ao serviço de causas sociais (refugiados, pobreza, fome no mundo) e de causas ambientais (poluição dos oceanos, devastação das florestas, alterações climáticas).


Vale a pena acreditar no caminho do futuro.
No meu dia-a-dia, quantos porquês!!… Para quê Chapitô(s)?…
Continuam eles a ser a vontade renovada de serem úteis ao mundo?


“Tudo muda! Sempre que uma mudança acontece, torna-nos mais fortes… volta não volta despertamos porque as coisas mudaram.” Muda a hora, mudam as estações. E quando menos se espera, mudamos de casa, de país, de profissão, de amores… a vida é uma tômbola, uma “roda da sorte”!…


O corpo dá sinais de mudança: as pessoas circulam, as equipas mudam e eu “entro em parafuso”. Será um aviso?… Estamos cansados?… Ouço, paro, penso, durmo, sonho, avanço. De todas as vezes que há mudanças há uma beleza estranha na minha esperança que me desafia a um futuro cada vez mais envolvido.

Penso: – “estamos a crescer… então para quê o pânico?” Depois de tão longa caminhada, que o meu intelecto me ajude, juntamente com aqueles que detêm outro conhecimento, a admirar as capacidades para não desistir e para nos sentirmos mais fortes.

Não há nada que me impeça de fazer o que quer que seja a não ser eu própria! Na minha cabeça vejo-me sempre a superar os obstáculos e a abrir caminhos para outros.

O ano de 2019 traz-nos uma temporada de excelência a não perder!!!


Apareça, precisamos de conversar uns com os outros.

Teresa Ricou

Para visualizar a agenda impressa pode fazer o download do PDF

Este mês cá por casa

Arquivo de Agendas

Setembro 2019
Agosto 2019
Julho 2019
Junho 2019
Maio 2019
Abril 2019
Março 2019
Fevereiro 2019
Dezembro 2018
Novembro 2018
Outubro 2018
Setembro 2018
Agosto 2018
Julho 2018
Junho 2018
Maio 2018
Abril 2018
Março 2018
Fevereiro 2018
Janeiro 2018