Ciclo de Mulheres Palhaças

Rir no Feminino

O Ciclo de Mulheres Palhaças é um contributo para valorizar a figura do artista de circo – o Palhaço – e o seu papel na sociedade, quer como comediante, quer como denunciador social. É, ainda, uma iniciativa de empoderamento do género feminino, sendo que os artistas convidados todos os anos são mulheres – artistas, criativas, sonhadores, comediantes.

É uma festa artística e intercultural para recuperar o bom humor e o riso, sempre no feminino com conteúdos de agitação saudável em prol dos valores da igualdade de género, o diálogo intercultural e a formação de novos públicos.

O evento, que em 2018 chegou à sua 11ª edição, garante que, ano após ano, a diferença rompe o circuito tradicional da oferta cultural da cidade de Lisboa e projecta-se, à semelhando do que acontece em outros locais da Europa como Andorra e Áustria, além-fronteiras.

Em Maio de 2018, o Chapitô voltou a convidar mulheres que dedicam a sua vida às artes circenses, palhaças cidadãs que põem a sua arte ao serviço do Circo (Social). Este foi mais um momento que prendeu a atenção de um público fiel e interessado em partilhar momentos hilariantes, e que já acompanha este Ciclo nas suas várias edições. Em 2018, a presença artística ficou a cargo das Companhias “Les Pieds au Mur” (França), “Doré” (França) e da Palhaça Cucurruca (Argentina).