Projectos em Curso

Mãos cheias de projectos

SONHAR ÁFRICA NUM OUTONO EM LISBOA – UMA MEMÓRIA GERADORA

“Sonhar África num Outono em Lisboa – uma memória geradora” visa a produção de um filme-documentário que se constitua como registo histórico do evento “Sonhar África num Outono em Lisboa”, reativando as premissas de coesão e diversidade cultural que sustentam a relação de Portugal com os PALOP’s.

O programa foi concebido pelo Chapitô na 1ª metade dos anos 90. Foi um programa pioneiro no pós-25 de Abril como “irrupção” das representações positivas das Áfricas que falam português. Depois das dores da descolonização e das guerras, eis que chegaram e se mostraram artistas, intelectuais e as singularidades culturais.

Foi uma inovação que merece maior e melhor memória – que neste caso pretende ser uma memória-geradora.

Pretendemos recuperar, num documentário, esses anos intensos em que o Chapitô contribuiu de forma muito relevante para o diálogo com os PALOP´s e promoveu a reescrita positiva de uma aproximação com os novos países de língua oficial portuguesa.

Em Setembro de 2025, no lançamento público do documentário, propomo-nos, em cooperação alargada, dinamizar um Seminário Internacional sobre Portugal e a Africanidade, para além de Exposições, Debates e Mostras Culturais dos países referenciados.

 

Projecto Animação em Acção - Mala Mágica

O Chapitô desenvolve, desde 1985, um trabalho pioneiro de Intervenção no campo da acção sócio-cultural através das artes do circo.

A implicação do Chapitô nos Centros Educativos é sustentada numa parceria exigente protocolada com o Ministério da Justiça, não se confundindo com qualquer intervenção experimentalista ou transitória. O trabalho do Chapitô com os jovens sob tutela da Justiça, continuamente avaliado e com resultados quantitativa e qualitativamente impressivos, tem sido objeto de reconhecimento nacional e internacional.

Mais informação sobre o Projecto Animação em Acção – Mala Mágica aqui!

Projecto Forças Combinadas

O projeto “Forças Combinadas”, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian (2016–2018) e integrado no Programa PARTIS (Práticas Artísticas para a Inclusão Social), tem como finalidade levar as Artes Circenses às crianças e adolescentes que cumprem medidas tutelares educativas no Centro Educativo Padre António de Oliveira em Caxias, que depende da Direcção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.

O objetivo nuclear é, com estes jovens em risco, viver o percurso radical e transdisciplinar de edificar uma Companhia artística, implicar-se numa criação moral e esteticamente poderosa, interpretar, encenar, cenografar e levar à cena essa criação, abrindo as portas da prisão e revelando a dimensão luminosa que todos os seres têm, mesmo os que precocemente se viram enredados nas malhas da delinquência.

Mais informação sobre o Projecto Forças Combinadas aqui!

Projecto Trupe Sénior

O projecto “Trupe Sénior” que institui um outro paradigma na abordagem sócio-político-cultural com pessoas séniores, assente nos princípios da diferenciação (os idosos não são uma categoria social uniforme), da transgeracionalidade(como condição de coesão social e solidariedade) e da participação (as pessoas são sujeitos activos em todas as fases do processo de mudança).

Mais informação sobre o Projecto Trupe Senior aqui!

Projecto Trampolim – Saltos para melhores sortes

O Chapitô desenvolveu um saber singular no campo da inclusão societal de jovens, elegendo as artes enquanto instrumento, potência e caminho de empoderamento cívico e artístico.


O TRAMPOLIM quer construir com os jovens um “turning-point” na direção de vidas relevantes, através das práticas artísticas de eleição do projeto: Artes Circenses – Artes Performativas – Artes de Rua – Artes do Espetáculo. O TRAMPOLIM cria ambientes propícios a interfaces entre pessoas que são referenciais no campo artístico, cultural e na área do espetáculo e jovens em capacitação e à procura de inserção profissional.

Mais informação sobre o Projecto Trampolim aqui!

Projeto O Bairro no Palco

O BAIRRO NO PALCO é um projecto feito em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e que teve a sua aprovação em Novembro de 2020. Esta ideia integra-se no âmbito do Programa BipZip – Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária de Lisboa -, tendo como público-alvo as comunidades residentes no Bairro da Quinta do Lavrado e no Bairro Horizonte (Junta de Freguesia de Penha de França), uma população identificada em situação de vulnerabilidade.

Com este projecto pretende-se, através da prática artística, promover a inclusão social. Estão assim previstos ateliers de formação nas mais variadas disciplinas circenses com o objectivo de anular o alheamento e o afastamento da vivência comunitária e construir, entre os participantes, uma relação de confiança que promova a autoestima e favoreça o sentimento de pertença e cooperação.

Mais informação sobre o Projecto O Bairro no Palco aqui!

Projeto Bip Zip no Bairro das Furnas

Mala Mágica propõe-se intervir com grupos em situação mais vulnerável (crianças, jovens e população sénior), desenvolvendo, através das artes circenses, competências cívicas, artísticas e comunicacionais.

Os Ateliers e Workshops de Capacitação Cívica e Artística facilitarão aos participantes a aquisição das ferramentas para que possam ser autores e actores na apresentação pública de espetáculos para a comunidade, como estratégia de empoderamento, diálogo e vinculação intergeracional.

Com os jovens apostaremos em qualificação com vista à futura integração no mercado de trabalho ou possível continuidade da formação na Escola Profissional do Chapitô. Para as crianças e séniores prevemos que as intervenções sejam acompanhadas por uma rede de parcerias locais, para que possamos fixar práticas sociais solidárias, competências de autonomia e respostas eficazes que, findo o projeto, mantenham a vivência intergeracional e o diálogo interinstitucional.

Mais informação sobre o Projecto Bip Zip aqui!